Cervejas Especiais

31/5/2017

 

A cerveja é uma bebida alcoólica cabonatada, obtida basicamente de fermentação de materiais como amido – principalmente cereais maltados, como cevada e trigo.

Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas pelo homem.

 

Introdução

 

O preparo da cerveja inclui água como parte importante do processo de algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

Como é composta principalmente por água, a origem desta e suas características têm um efeito importante na qualidade da cerveja, influenciando, por exemplo, o seu sabor.

 

Muitos estilos de cerveja foram influenciados ou até mesmo determinados pelas características de água da região.

 

Entre os estilos de cerveja mais populares, o teor alcoólico costuma estar entre 4 e 5% , entretanto este teor pode variar de maneira considerável conforme os estilos e as escolas cervejeiras. De fato, existem cervejas com teores alcoólicos desde 2% até mais de 20%.

 

Estilos de Cerveja

 

Há muitos estilos diferente de cerveja, de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, historia, origem e assim por diante.

O três principais grupos em que os estilos se dividem são LAGER, ALE e LAMBIC.

 

LAGER

(baixa fermentação)

As lagers são as cervejas mais consumidas no mundo. Originárias da Europa Central, sobretudo da Alemanha, república Tcheca e Áustria, no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12 °C), com graduação alcoólica geralmente entre 4 a 5%.

Estas cervejas normalmente têm os maltes como protagonistas nas receitas, desde os estilos mais delicados como Pilsener e Münchner Helles (com notas tostadas de café e chocolate), e que apresentam baixo teor alcoólico e grande capacidade de refrescância;  até os estilos mais robustos como Rauchbier e Doppelbock e, por vezes, de alta força alcoólica.

 

ALE

(alta fermentação)

São cervejas produzidas com leveduras de alta fermentação, que tradicionalmente trabalham a temperaturas mais altas (entre 15 a 24°C).

Os estilos de cerveja da família Ale são especialmente populares no Reino Unido e na Bélgica, e normalmente têm, respectivamente, os lúpulos (conferindo notas florais, herbais, cítricas e condimentadas) e as leveduras como protagonistas nas recitas. Em particular nas Ales inspiradas na escola cervejeira belga, também podem fazer parte das receitas: ervas e especiarias como coentro, laranja, alcaçuz, pimenta do reino e camomila.

 

LAMBIC

(fermentação espontânea)

São cervejas produzidas em fermentação espontânea com microfloras existente na região de produção, classicamente os arredores do rio Sennes em Bruxelas, Bélgica..

Os etilos da família Lambic apresentam acidez marcante, surpreendente complexidade aromática e, por vezes, usam frutas como ingredientes em suas receitas.

 

 

 

Nos Cambuí Supermercados contamos com uma seção de cervejas especiais nacionais e importadas para satisfazer aos apreciadores e apaixonados por essa bebida milenar que é a cerveja.

 

 

Consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool em excesso é causador de inúmeros malefícios para a saúde da pessoa que bebe. Apesar disso, é sabido também que o consumo de álcool (incluindo a cerveja) em doses moderadas é capaz de diminuir severamente o surgimento de doenças cardíacas.

A bebida alcoólica, portanto, assim como outro tipo de alimento, pode ser benéfica ou maléfica ao consumo humano, dependendo da quantidade em que é consumida.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destacadas

Cambuí Supermercados inaugura loja em Coroa Vermelha

June 5, 2018

1/9
Please reload

Recentes