Salame, o mais gostoso entre os embutidos

5/6/2017

 

A palavra salame vem do italiano “salumi” e do latim “salumen”, termo usado para designar produtos de origem suína conservados em sal. Aqui no Brasil, o salame só chegou junto com os imigrantes italianos e alemães, que mesclaram a sua cultura à nossa, trazendo itens de sua cozinha para as mesas brasileiras.

 

O salame é considerado o mais gostoso entre os embutidos. E o mais glorioso também porque representa uma das mais antigas formas de conservação da carne extraído dos melhores cortes do suíno, revela múltiplas expressões da tradição milenar trazida ate nós pelos imigrantes.

 

Se pode com toda certeza dizer que o salame é, dentre os embutidos,  o mais saboroso de todos. Ele é obtido pela elaboração da carne e toucinho suíno, adicionado sal, pimenta e outros aromas. Esse composto obtido vem ensacado na própria tripa suína ou bovina, (hoje utiliza-se mais a tripa artificial), e colocado in “stagionatura”, ou seja repouso, maturação.

 

Temperadinho, com salsinha, com pimenta, natural. Não importa, que bom petisco é um salame! Ou então, com um pão quentinho e derretido. Existem salames de vários tipos e sabores. Em rodelas, pequenas e finas, você consegue saborear um delicioso salame.

 

 

 

Please reload

Destacadas

Cambuí Supermercados inaugura loja em Coroa Vermelha

June 5, 2018

1/9
Please reload

Recentes