Chocolate: um prazer carregado de benefícios

5/7/2017

 

 

Sentir-se feliz, com mais energia e foco facilmente fazem parte dos efeitos positivos de consumi-lo.

O seu sabor agradável e versatilidade fizeram dele uma paixão para milhões de pessoas em todo o mundo. Inclusive, vários estudos provam seus múltiplos benefícios e, por isso, mais e mais profissionais de saúde recomendam o seu consumo.

 

A ciência comprova

 

Seja em barra, derretido ou em uma xícara de chocolate quente ou, a evidência científica é definitiva.

Um estudo pelo  British Medical Journal apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, demonstra que consumir chocolate é saudável porque reduz em quase um terço o risco de desenvolver doenças cardíacas.

O chocolate é um dos melhores aliados para prevenir o envelhecimento precoce das células devido ao seu conteúdo antioxidante. Portanto, é normalmente usado em máscaras faciais e corporais.

Além disso, o consumo moderado ajuda a reduzir o colesterol. O cacau tem uma elevada percentagem de ácido oléico, o que reduz o colesterol ruim e aumenta o bom.

Como se isso não bastasse, os cientistas britânicos da Universidade de Northumbria recentemente mostraram que comer chocolate melhora habilidades matemáticas.

 

A dose exata

 

De acordo com os especialistas, quem gosta de comer chocolate pode fazê-lo, mas em pequenas porções.

Eles recomendam optar por chocolates que têm menos gordura e açúcar na sua composição, e também considerar outros alimentos, especialmente doces, que são consumidos durante todo o dia, para não exceder a quantidade de calorias ingeridas.

"No caso de uma xícara de chocolate doce com leite, esta pode ser uma boa escolha de bebida para o café da manhã. É importante não exagerar o tamanho da dose indicada no rótulo e verificar que não está consumindo mais energia e açúcar do que o recomendado. Prefira leite desnatado, que tem entre 2% e 0% de gordura, para consumir menos calorias e, claro, devemos ter cuidado para não adicionar mais açúcar por conta própria ", acrescentam.

 

Qualquer um pode consumir?

 

Conforme recomendado pelo nutricionista, uma criança pode ingerir cacau a partir de um ano de idade, sempre em porções moderadas e em versões com baixo teor de gordura e açúcar.

Um adulto saudável, fisicamente ativo, pode consumir sem problemas, em forma moderada.

Em pessoas diabéticas ou com sobrepeso ou obesos, seu consumo em si deve restringir ou eliminar, pelo teor de açúcar. Se a pessoa é alérgica a soja, você deve ler os rótulos porque algumas misturas geralmente têm lecitina de soja e este, dependendo do grau de alergia, pode causar alguns inconvenientes.

 

Fora mitos

 

Ao consumir chocolate, algumas pessoas apresentam maior predisposição para condições como acne, obesidade, cáries e enxaqueca. No entanto, não é verdade que o chocolate é diretamente responsável por esses males.

 

Não provoca caries

Muitos dos alimentos que consumimos contem açúcar. O indicado é ter uma boa higiene bucal e escovar os dentes após cada comida principal.

 

Não causa acne

Acne pode acontecer por uma desordem hormonal ou excesso de produção de gordura. Evite alimentos altamente processados e consuma mais frutas e legumes.

 

Não engorda

Uma serie de causas como sedentarismo, predisposição genética e maus hábitos alimentares aumentam os riscos de sobrepeso.

 

7 de julho. DIA INTERNACIONAL DO CHOCOLATE.

 

NO CAMBUÍ SUPERMERCADOS temos preparadas ofertas especias de chocolates para comemorar este dia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destacadas

Cambuí Supermercados inaugura loja em Coroa Vermelha

June 5, 2018

1/9
Please reload

Recentes